Curta Nossa Pàgina No Facebook

>

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


     Copa do Mundo FIFA de 2010


     

O Mundial da África do Sul foi realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2010. Mais de 200 países participaram das eliminatórias que definiram as 32 seleções participam da 19ª edição da Copa do Mundo de futebol. A Copa do Mundo da África do Sul foi a primeira realizada no continente africano.

A copa do mundo  Trata-se do maior evento desportivo realizado neste continente, e, tal como os Jogos Olímpicos, ainda não tinha sido organizado no continente africano.No dia  15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça, a África do Sul desbancou outros países na disputa como marrocos e egito e entrou para a história ao ser oficializada a primeira copa do mundo no continente africano.

A Africa do sul construiu cinco novos estádios de futebol e seria a primeira vez na história que o país construiria estádios próprios para o futebol,porque sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.

Apesar do fraco retrospecto em Copas a África do Sul foi escolhida devido a sua infra-estrutura. A seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996 e participou apenas das Copas de 1998 de 2002, sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. A África do Sul não se classificou para a Copa de 2006 na Alemanha.

Os africanos ainda não chegaram as semifinais das Copas do Mundo, mas aos poucos vão ganhando espaço, como a realização do primeiro Mundial no continente. Desde a primeira vitória do continente com a Tunísia em 1978 até as marcantes participações de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e Gana em 2006 e em 2010

Abertura

A Cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi realizada em 10 de junho na cidade sul-africana de Joanesburgo, especificamente na província de Soweto, tendo a assistência de mais de 91.000 presentes no Soccer City, e de milhões que acompanhavam pela transmissão ao vivo dos canais de TV em todo mundo. O mega evento teve a presença de autoridades desportivas e políticas, que incluíram os presidentes norte americano e sul-africano Barack Obama e Jacob Zuma, o ex-líder político e ex-presidente Nelson Mandela, e o presidente da FIFA, Joseph Blatter. O show contou também com a presença de grandes astros da música internacional, como a banda pop Black Eyed Peas, o cantor Somaliano K'naan, os cantores John Legend e Alicia Keys, o rapper R. Kelly, o cantor Juanes, e os artistas africanos Angélique Kidjo, Thandiswa Mazwai, Timothy Moloi, Hugh Masekela, Khaled, Femi Kuti, Osibisa, Hip Hop Pantsula e o Coral Gospel de Soweto.


Ficha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul


Participantes das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010: 203 seleções
Classificado automaticamente: África do Sul (país-sede)
Sede: África do Sul
Campeão: Espanha
Jogos: 64
Gols: 145
Média de gols: 2,27
Público: 3.178.856
Média de público: 49.670 por jogo
Artilheiros: Thomas Müller (Alemanha), David Villa (Espanha), Wesley Sneijder (Holanda) e Diego Forlán (Uruguai) - 5 gols
Chuteira de Ouro: Thomas Müller (Alemanha)
Chuteira de Prata: David Villa (Espanha)
Chuteira de Bronze: Wesley Sneijder (Holanda)
Melhor jogador: Diego Forlán (Uruguai)
Prêmio Luva de Ouro (Melhor Goleiro): Iker Casillas (Espanha)
Prêmio de melhor jogador jovem: Thomas Müller (Alemanha)
Prêmio de Fair-play: Espanha
Prêmio seleção mais empolgante:
Seleção da Copa do Mundo de 2010 - Goleiro: Iker Casillas (Espanha); Defesa: Sergio Ramos (Espanha), Maicon (Brasil), Carles Puyol (Espanha) e Philipp Lahm (Alemanha); Meio: Andrés Iniesta (Espanha), Xavi (Espanha), Bastian Schweinsteiger (Alemanha) e Wesley Sneijder (Holanda); Atacaque: Diego Forlán (Uruguai) e David Villa (Espanha); Técnico: Vicente del Bosque (Espanha)

A seleção espanhola foi a campeã da Copa do Mundo de 2010. A Espanha ganhou seu primeiro título mundial na decisão contra a Holanda, seleção que chegou três vezes a final e perdeu todas.
 
Pôster da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Pôster da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul


Logo da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Logomarca da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo Fifa


Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul
Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo Fifa
Zakumi - Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - 19º Copa do Mundo


Cidades-sede Copa do Mundo da África do Sul 2010
• Bloemfontein
• Cidade do Cabo
• Durban
• Joanesburgo
• Nelspruit
• Polokwane
• Porto Elizabeth
• Pretória
• Rustenburgo

Estádios Copa do Mundo da África do Sul 2010
• Free State Stadium - Bloemfontein
• Cape Town Stadium - Cidade do Cabo
• Moses Mabhida Stadium - Durban
• Soccer City - Joanesburgo
• Ellis Park Stadium - Joanesburgo
• Mbombela Stadium - Nelspruit
• Peter Mokaba Stadium - Polokwane
• Nelson Mandela Bay Stadium - Porto Elizabeth
• Loftus Versfeld Stadium - Pretória
• Royal Bafokeng Stadium - Rustenburgo


 

 

Música-tema

A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a música "Waka Waka" (Esto És Afríca, em espanhol; Time for Africa, em inglês), que foi apresentada na cerimônia de abertura, realizada no Soccer City, na província sul-africana de Soweto, pela cantora colombiana Shakira. Organizadores do evento incluíram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de remixada "Wavin' Flag" ("Bandeira ao Vento", em português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo. A música foi interpretada em vários idiomas, incluindo uma versão em espanhol com o cantor David Bisbal, uma em árabe com a cantora líbanesa Nancy Ajram, e uma em português com o grupo Skank

Bola Oficial

Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em IsiZulu..

Curiosidades

A Copa na África do Sul, por ser a primeira Copa do Mundo FIFA em continente africano, causou um grande impacto sócio-econômico no continente e principalmente no país sede. A África do Sul investiu cerca de 3,6 bilhões de euro (3 bilhões de libras esterlinas) em estádios e na infraestrutura, no entanto recuperou apenas um décimo dos custos: Ao invés dos estimados 680 milhões de euro (570 milhões de libras esterlinas) pelo aumento do turismo foram realizados somente cerca de 385 milhões de euro (323 milhões de libras esterlinas). Apenas 309 000 torcedores estrangeiros visitaram o torneio, contra a expectativa de 450 000.



Paul, o polvo

Na fase final da Copa, um polvo de nome Paul, pertencente a um zoológico na Alemanha ganhou destaque no mundo inteiro por predizer quem iria ganhar as partidas da Seleção Alemã na Copa. Colocavam-se duas caixas de vidro contendo mexilhões, alimento preferido da espécie, dentro do aquário de Paul, cada caixa com a bandeira de um país que jogaria. Paul entrava e comia o alimento que estava no interior daquela que representava a bandeira do país vencedor.
De todas as 7 partidas que previu na Copa, Paul não errou nenhuma.

Vitória em outro continente

Com a vitória da Espanha neste mundial, a Europa conseguiu finalmente vencer uma Copa do Mundo fora de seu continente, igualando o feito do Brasil em 1958 e 2002. Antes disso, as outras seleções europeias campeãs mundiais (Itália, Alemanha, Inglaterra e França) obtiveram suas conquistas jogando somente dentro do continente.

Os Bafanas Bafanas(os garotos)como eram conhecida a seleção Sul Africana encerrou sua participação na primeira fase ficando na 20ª posição nã classificação geral.



Potência Mundial

Nollywood



       Veja como a África é um continente que tem muito a nos oferecer, agora apresento a vocês "Nollywood":
       "O mercado totalmente independente do governo, onde o financiamento às vezes é feito com empréstimos pessoais e informais e que gira por si próprio - as fitas e DVDs têm anúncios de outros filmes na capa e às vezes até mesmo pequenos trailers de outras produções antes do filme começar. Uma produção média de Nollywood é realizada em apenas 10 dias e custa aproximadamente US$ 15 mil. Os primeiros filmes de Nollywood eram todos filmados em vídeo analógico, VHS ou Betacam, mas com o avanço e o barateamento da tecnologia digital atualmente todas as produções são feitas com câmeras digitais, principalmente no formato Mini-DV. Geralmente são os próprios produtores que se encarregam da distribuição das fitas e DVDs, garantindo um retorno financeiro fácil e rápido, com uma margem de lucro não muito ambiciosa, mas volume muito grande. Com esse esquema de produção, em apenas 15 anos a indústria cresceu do zero para um mercado de cerca de US$ 250 milhões por ano que emprega milhares de pessoas. Estima-se que cerca de 300 diretores estejam em atividade, produzindo um total de aproximadamente dois mil filmes por ano.
       O sucesso desta indústria reside principalmente no fato de a temática dos filmes ter um apelo direto com o público local, por tratar de preocupações, conflitos e realidades que freqüentam o noticiário e o imaginário da população local. Os temas mais freqüentes são a AIDS, corrupção, prostituição, religião e ocultismo. A produção é realizada em diferentes línguas, assim como acontece com a produção de Bollywood, na Índia. Na Nigéria, cerca de 40% da produção é em pidgin english, 35% em iorubá, 17,5% em hausa e os 7,5% restantes em outras línguas e dialetos locais. Nollywood também começa a conquistar espaço em outros países da África, com seus atores fazendo sucesso de Gana à Zâmbia, e vai aos poucos ganhando prestígio internacional."
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_da_Nig%C3%A9ria

       Com isso podemos ver que o continente Africano é uma potência na produção de filmes, perdendo apenas para: Bollywood e Hollywood. Mas mostra que esse continente é um verdadeiro vencedor.

domingo, 2 de setembro de 2012

Esportes na África do Sul

         As atividades esportivas na África do Sul são diversas e tradicionais, já que são praticadas a muito tempo. No entanto, o futebol é o esporte mais popular do país, mas o críquete e o Rugby  também são muito difundidos e praticados na região. Destaca-se também o golfe em regiões que encontra-se vários campos, sendo que diversos deles possuem mais de cem anos de existência. Já os campos mais novos são bem luxuosos.
     Sejam homens ou mulheres, o povo sul-africano pratica muitos esportes,sendo que internacionalmente são mais reconhecidos nas práticas do atletismo, futebol, Rugby, críquete, golfe e natação. Outras modalidades muito praticadas nas regiões sul-africanas são as maratonas, que tem atraído participantes de todo o mundo. Dentre elas podemos destacar a Dois Oceanos, a de longa distância Comrades e a “The Argus Pick and Pau Cycle Tour” – corrida de bicicleta.
      a África do Sul tem se destacado ainda com a caça, as trilhas de jipes com tração 4x4 – já conhecidos mundialmente, e o bungee jumping mais alto do mundo, com 216 metros de altura. Passou a ser praticado nas escolas o basquete também. O surf também vem sendo praticado no nordeste da costa, local que reuni surfistas e admiradores de todo o mundo. 
     Para mostrar ao mundo que o preconceito racial precisa ser superado, em 1995, Nelson Mandela vestindo a camisa do capitão do Springbok Rugby após a vitória do time. Com uma história de mais de quatrocentos anos de guerras contra os negros, quebrou-se o gelo do racismo do apartheid.


  Mandela em 1995 com a camisa do capitão do time

Fonte:http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/esportes-na-africa-sul.htm

sábado, 1 de setembro de 2012

Alguns museus africanos


Apartheid Museum


        O "Apartheid Museum", que abriu em novembro de 2001, dispõe de um sistema tecnológico para o entretenimento dos visitantes. O museu guarda detalhes minuciosos, através das filmagens e vídeos recolhidos em todo o mundo e contém os documentos da história da África do Sul sob o Apartheid.

O Museu Hector Pieterson 



O museu tem o nome de uma das primeiras vítimas da marcha através de Soweto, em 16 de  junho de 1976 Hector Pieterson veio a simbolizar a contribuição da juventude para o luta de libertação. A área em torno do museu e as adjacentes Hector Pieterson Memorial foi declarado patrimônio nacional.  Os participantes e as testemunhas são convidados a gravar suas próprias experiências do dia. 

                               Constitution Hill Museum 





       A antiga prisão tem sido convertido em um museu interativo, com um estado da arte audiovisual, sistema que mostra imagens de ex-prisioneiros relatando suas experiências. Fotografias e artefatos de prisão - incluindo recriações do cobertor e esculturas de sabão feitas pelos presos - ajudam a captar a rica herança.    Os visitantes podem assistir às audiências.


Mandela Museum




       O Museu Mandela em Soweto é abrigado em o que antes era a casa de Nelson Mandela, o mais famoso ex-preso político e presidente da África do Sul, um local apropriado para um museu que narra o longa, árduo caminho para a democracia.

Fonte: http://www.easyexpat.com/pt/joanesburgo/entretenimento/teatro-opera-e-museus.htm