Curta Nossa Pàgina No Facebook

>

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

10 ideias errôneas que o mundo ocidental tem sobre a África

  Não é novidade que a África tem a sua imagem denegrida com os estereótipos a ela atribuídos, mas algumas pessoas passam dos limites no que diz respeito a ignorância. Confira a lista que Christine Vrey, uma jornalista da Namíbia, fez ao se revoltar com  a generalização que seu continente andava sofrendo. Prepare-se para ler 10 ideias equivocadas e absurdas sobre a África. 

10 – A África é um país

  Acredite se quiser, ainda existem pessoas que pensam que a África é um país só (devem ser as mesmas que acham que a capital do Brasil é Buenos Aires). Como já foi postado aqui, a África é um CONTINENTE que abriga 54 países independentes.

9 – A África inteira é um deserto

   Monte Kilimanjaro

  Dependendo das referências (alguns filmes, por exemplo), um leigo pode imaginar que a África inteira seja um deserto escassamente povoado por beduínos e camelos. Mas apenas as porções norte e sudoeste do continente (desertos do Saara e da Namíbia, respectivamente) são assim; a África apresenta um rico ecossistema com florestas, savanas e até montanhas onde há neve no cume.

8 – Todos os africanos vivem em cabanas

 
    Cidade do Cabo (África do Sul)

   A fama de continente atrasado permite, segundo Vrey, que muitas pessoas achem que a população inteira habite cabanas com paredes de terra e teto de palha. A África, no entanto, tem moderníssimos centros urbanos nos quais vive, na realidade, a maior parte da população. As pessoas que habitam tais cabanas geralmente vêm de grupos tribais que conservam suas vilas no mesmo estado há muitas décadas.

 7 – Os africanos têm comidas estranhas

Uma cidade africana, de acordo com a jornalista, se assemelha a qualquer outra localidade ocidental no quesito alimentação: pode-se encontrar qualquer lanchonete de fast food, por exemplo. Christine explica que os hábitos alimentares dos africanos não diferem muito do nosso, exceto pelo que se come em algumas refeições, como o “braai” (o equivalente ao nosso churrasco).

6 – Há animais selvagens por toda parte

   Em uma cidade africana, você verá o mesmo número de leões ou zebras que encontraria nas ruas de qualquer metrópole mundial: zero. Não há absolutamente nenhuma condição favorável para eles nos centros urbanos, é óbvio que vivem apenas em seus habitat naturais. Se você quiser ir à África com o intuito de observar animais selvagens, terá que fazer uma viagem específica para esse fim.

 5 – A África é uma excluída digital

   A jornalista Christine conta que ainda conversa com pessoas, pela internet, que ficam surpresas pelo simples fato de que ela, uma africana, tem acesso a computadores e internet! Um dos interlocutores da jornalista chegou a perguntar se ela usava um computador movido a vapor. Ela explica que a tecnologia não perde muito tempo em fazer seus produtos mais modernos chegarem até a África, e que eles estão cada vez menos atrasados em relação ao resto do mundo.

 4 – Existe o “idioma africano”

   Existem pessoas que imaginam todos os habitantes do continente falando a mesma língua. Christine explica que apenas na Namíbia, de onde ela veio, há mais de 20 idiomas usuais, incluindo mais de um “importado” e alguns nativos. Nenhum país do continente tem menos de cinco dialetos correntes.

 3 – A África tem poucos hotéis

Hotel na África do Sul 

 Não é uma missão impossível encontrar hospedaria em uma visita ao continente africano. As maiores cidades do continente dispõem de dezenas de hotéis disponíveis para turistas. Só nas oito maiores cidades da África do Sul, segundo Vrey, existem 372 hoteis.

2 – Os africanos não sabem o que é um banheiro

 Há quem pense, de acordo com a jornalista, que todos os africanos sejam obrigados a fazer suas necessidades atrás do arbusto ou em latrinas a céu aberto. Isso vale, segundo ela, apenas para as áreas desérticas e vilarejos afastados. No geral, uma casa na África dispõe de um vaso sanitário muito semelhante ao seu.

 1 – Todos os africanos são negros


  Da mesma forma que houve miscigenação de raças na América, devido às intensas migrações de europeus, a África também recebeu essas misturas. Na Namíbia, por exemplo, há famílias africanas brancas descendentes de franceses, holandeses e portugueses. Mas não há apenas isso: o continente também abriga grandes comunidades de indianos, chineses e malaios, de modo que não se pode falar em “raça africana”.
  Christine Vrey também explica que não existe uma “raça negra”. Muitas pessoas, de acordo com a jornalista, acham que todos os negros são da mesma raça ou grupo étnico. Ela conta que já ouviu pessoas descreverem a própria descendência como sendo, por exemplo, ¼ britânicos, ¼ hispânicos, ¼ russos e ¼ “negros”.
  Isso é um engano: há várias características físicas dissonantes entre os povos de pele escura. As diferenças começam pela própria tonalidade: alguns povos têm a pele mais “avermelhada” ou mais marrom do que outros, e alguns são menos escuros, sem levar em conta a miscigenação. Não é possível falar, portanto, em “negros” simplesmente. 

Fonte: Hype Science <http://hypescience.com/10-ideias-erroneas-que-temos-sobre-a-africa/>








6 comentários:

  1. O blog de vocês está muito bom, bem organizado e muito interessante, adorei esse top 10!! Foi bem interessantes essa "curiosidades" sobre a África, saber que ela não é como nós pensamos, sendo sua realidade bem diferente, sabendo que la nao existe so a pobreza como nos é mostrado!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!!
    Muito importante esse trabalho de conscientização e luta contra o preconceito existente quando o assunto é África e seu povo!!
    Já estou aguardando o próximo post! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. é bom saber que existem jovens empenhados em destruir preconceitos e estereótipos. Parabéns aos donos do blog, vou ajudar na divulgação!

    ResponderExcluir
  4. bem, essa iniciativa de vocês mostrarem a face da africa não conhecida é mt legal ! Ninguem ve a Africa como um continente com riquezas, só pobreza. Mas atraves desse blog temos a prova viva que a Africa é um grande continente: possui países riquissimos, fora as belezas naturais e consequentemente o turismo!
    A Africa deveria ser olhada com outros olhos ...

    ResponderExcluir
  5. É verdade, muitos veem a África como sinônimo de pobreza, até porque poucos conhecem suas belezas. Estamos vendo aquique a àfrica tem muita coisa boa para ser vista e admirad. Pobreza existe em qualquer lugar, assim como a beleza. É muito importante esse trabalho de divulgação das diversas faces da África.

    ResponderExcluir
  6. muitas pessoas acham q na africa so tem pobreza

    ResponderExcluir

Opinião inteligente tem que ser compartilhada. Comente!