Curta Nossa Pàgina No Facebook

>

sábado, 11 de agosto de 2012

O legado fundamental dos povos africanos para a cultura brasileira

  "Não zangue nem me xingue por estar cochilando ou cochichando". Você sabia que todos os verbos dessa frase são de origem africana? Centenas de outras palavras que usamos no cotidiano também vieram da África: marimbondo, tanga, sunga, canga, tamanco, quiabo, quitute, jiló, chuchu... Além do modo de falar, recebemos influência também na comida, na música, na dança, na maneira de trabalhar... Por isso que conhecer - e respeitar – a África é tão importante, ressalta Alberto da Costa e Silva, ex-diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras e autor do livro "A enxada e a lança", considerado um dos mais completos estudos sobre o continente africano.
Alberto da Costa e Silva

  "O processo de migração forçada de africanos foi um dos mais longos de nossa história, durou mais de 300 anos. Eles moldaram nossa maneira de viver, assim como os ameríndios. A maioria dos portugueses chegava sem mulheres. E os africanos também. Logo, parte da população brasileira foi gerada no ventre da mulher indígena", ressalta o especialista.


  A bagagem cultural africana marcou profundamente nossa história, além do óbvio, conta Costa e Silva. "Devemos aos africanos a forma de construir a casa rústica; importantes técnicas agrícolas e pecuárias; as forjas de ferro; a maneira de peneirar o ouro nos garimpos; o modo de nos comportarmos, de gostar da rua. A influência é rural e urbana. Recebemos milhares de africanos de regiões diferentes, em períodos distintos, e cada povo deixou um legado. O povo da Alta Guiné tinha a cultura do arroz, e quando foi trazido para o Maranhão, deixou lá essa marca. O forte na Costa do Benin era o inhame, o dendê e a malagueta, e como eles vieram para a Bahia, o dendê se tornou uma marca da região. Cabe destacar também que a influência foi recíproca, pois o povo africano herdou de nós a mandioca, a batata-doce, o caju e o abacaxi. Na música temos o samba, o maracatu, o frevo... ", revela.

Fonte: Geledés Instituto da Mulher Negra <http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questao-racial/afrobrasileiros-e-suas-lutas/14542-o-legado-fundamental-dos-povos-africanos-para-a-cultura-brasileira> 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião inteligente tem que ser compartilhada. Comente!