Curta Nossa Pàgina No Facebook

>

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

África, prazer em conhecê-la!


    A África é um continente que abriga 54 países independentes e sua população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo. Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política.

 O pássaro Halcyon leucocephala habita o Arquipélago 
de Cabo Verde e a costa noroeste da África. Trata-se de
uma das várias espécies de animais protegidas em Cabo 
Verde



  O litoral do continente não apresenta penínsulas. Em relação à sua posição geográfica, o continente está situado quase que totalmente no Oriente. O território se encontra nos dois hemisférios, portanto é cortado pela linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
  A Líbia, Maurícia e Seicheles têm uma boa qualidade de vida. Ainda há outros países africanos com qualidade de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, como a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
   A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.

Relevo e hidrografia

  O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composta por planaltos e esses são bastante planos, em razão do constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos.
   As áreas de relevo mais elevadas, ou conjunto de montanhas, encontram-se nas partes periféricas do território, dessas se destacam a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo, Maciço da África Centro-Oriental, Maciço da África Centro-Ocidental.
  No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, os lagos mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana e Alberto. Todos os lagos citados têm sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental.

      Lago Niassa

 Clima e vegetação 

  Em virtude da localização geográfica do continente, existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semiárido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima intertropical, dessa forma, as temperaturas na região são quase sempre elevadas (superiores a 20ºC). Essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa e as montanhas impedem a entrada de massas de ar no centro do continente.
  As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões. Nas áreas intertropicais onde concentram-se as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuva como nos desertos, por exemplo.
  A partir do contexto climático, podemos constatar os seguintes tipos de clima no continente africano:
  • Clima equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano.
  • Clima Tropical: essa característica climática predomina ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é a savana.
  • Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara, ao norte, e Namíbia e Calaari, a sudoeste.
  • Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte, o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e sul, nessas áreas as temperaturas variam entre 15ºC e 20ºC. No extremo norte, até mesmo os aspectos da vegetação são diferentes do restante do continente, assim, há formação de plantas com características mediterrâneas.
Não percam o próximo post!

Fontes:
- Wikipédia, a enciclopédia livre: África. <http://pt.wikipedia.org/wiki/África>
- Brasil Escola: África. <http://www.brasilescola.com/geografia/africa-continente.htm>














42 comentários:

  1. achei legal o projeto do IFES, em apresentar a Africa em "outros olhos". Mostrar que há coisas interessantes em um continem rotulado com Miseria do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Interessante aprender sobre este incrível continente, e descobrir tantas coisas sobre a África. Parabéns pelo brilhante projeto!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este projeto,é uma pena que a Africa enfrente tantos problemas, possui uma variedade cultural riquíssima.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela participação de vocês. Nos esforçaremos para trazer aos leitores desse blog informações interessantes a respeito da África. Fiquem ligados! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo fantástico blog. Muito interessante destacar a importância de um continente que a grande maioria da população mundial insiste em menosprezar e diminuir pelas características negativas e carências existentes no âmbito social. Estas de fato exigem uma atenção especial, porém não devem cobrir e camuflar as belezas de um povo e espaço tão repleto de cultura e natureza enriquecedores da diversidade do Planeta Terra. Belíssimo Projeto, adorei =)

      Excluir
  5. é o projeto em que aprendemos um pouco da cultura de um país, que temos muito laços com eles, conhecer a natureza, suas riquezas e costumes .

    ResponderExcluir
  6. muito interessante... gostei muito... nos da uma visão diferenciada da africa coisas q também precisão ser vistas.. muito bom parabéns a vocês

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, continuem o trabalho. (:

    ResponderExcluir
  8. pow muito legal,interessante e criativo!!!!!!!!!!!
    gostei!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muuitoo bom, espero que voces tenham sucesso com esse blog !

    ResponderExcluir
  10. Interessante apresentar a África de outra forma, pois tudo que a mídia divulga são os problemas desse continente tão rico em belezas naturais! ;D

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante o post. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  12. ' Adorei a inciativa de vcs. Realmente a África tem suas beleza, mas infelizmente só os problemas são divulgados pela mídia. :)

    ResponderExcluir
  13. O blog está realmente muito interessante, trouxe informações que mudaram minha opinião em relação a esse continente tão rico em diversidades. Vocês estão de parabéns, belo projeto!

    ResponderExcluir
  14. curti demais... Parabéns meninos por nos mostrarem q a África não é só pobreza!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal este projeto! Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  16. Parabéns a todos que participaram desse projeto adorei...

    ResponderExcluir
  17. Adorei parabéns especialmente no sentido de contribuir para a prevenção e eliminação de todas as formas
    de manifestação de discriminação étnica e racial.

    ResponderExcluir
  18. Realmente muito interessante o blog. Nos faz ver que apresar de a África ser conhecida como um país de pobreza e sofrimento, possui uma variedade cultural riquíssima e contém paisagens bem interessantes.

    ResponderExcluir
  19. Adorei ... Muito bom ver essas ideias divulgadas...Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  20. Aí galeira é importante lembra que esse espaço de comentários podem ser feitas sugestões!
    fiquem a vontade, já já mais postagens para enriquecer a cultura de todos nós!
    Agradecemos a participações de vocês. E é muito importante a divulgação deste trabalho.

    ResponderExcluir
  21. O blog de vocês esta de parabéns!!! esta mostrando uma lado da Àfrica que nós não conhecemos, nos fazendo ver que a África nao e só mizéria e pobreza, mas que também tem suas riquezas, costumes e diversidades!!
    Poderiam também falar sobre os Safaris que existem na África ;D

    ResponderExcluir
  22. mtu interessante o trabalho parabéns *-*

    ResponderExcluir
  23. Nossa , nao sabia que a Àfrica era tudo isso . Na tv vemos a Àfrica com outra visão . Vemos como se fosse um país só com problemas e nenhuma solução ! Adorei

    ResponderExcluir
  24. É interessante notar que a África não deve ser lembrada pelos pontos negativos existentes dentro de suas fronteiras! Pois, é um continente riquíssimo, e que apesar de ser vista com " coitadinha" tem um grande potencial demonstrado em questões econômicas, culturais e geográficas. Esse blog é uma ótima iniciativa para mostrar todos esses pontos que são escondidos pela mídia.

    ResponderExcluir
  25. Realmente a Africa `e Linda, Natureza e Beleza sem igual. Me Adimira um site relembrando que a Africa nao `e apenas pobreza, ou um pais perdido falando economicamente. Mas `e isso "quando veem* uma pedra sem forma, ou simplesmente sem cor ou brilho muitos julgam sem Valor, Mesmo sem ter nocao que aquela pedra podia ser um Diamante que lapidado por olhos e maos sem preconceitos,e com uma visao futura pode fazer-lo brilhar entre qualquer outra pedra."

    ResponderExcluir
  26. bem,essa iniciativa de vocês mostrarem a face da africa não conhecida é mt legal ! Ninguem ve a Africa como um continente com riquezas, só pobreza. Mas atraves desse blog temos a prova viva que a Africa é um grande continente: possui países riquissimos, fora as belezas naturais e consequentemente o turismo!
    A Africa deveria ser olhada com outros olhos ...

    ResponderExcluir
  27. bem, essa iniciativa de vocês mostrarem a face da africa não conhecida é mt legal ! Ninguem ve a Africa como um continente com riquezas, só pobreza. Mas atraves desse blog temos a prova viva que a Africa é um grande continente: possui países riquissimos, fora as belezas naturais e consequentemente o turismo!
    A Africa deveria ser olhada com outros olhos ...

    ResponderExcluir
  28. Rafael Vago Gonzales10 de agosto de 2012 às 17:23

    Bom blog, com informaçoes realmente interessantes e esclarecedoras. Um blog que ao contrario da maioria dos bogs atuais, tem conteudo de valor conciêntizador.
    Meus sinceros parabens aos idealizadores e criadores do blog.

    ResponderExcluir
  29. Como descendente de Africanos, fico muito feliz de ver que existem pessoas que se empenham para mostra o lado bom da africa,que por sinal é lindo.
    ORGULHO DE SER NEGRO!!!

    ResponderExcluir
  30. O blog realmente é muito interessante, tem muitas opiniões nele que são contrárias da sociedade hoje em dia e também do que a mídia nos mostra. Muito bom saber do lado da África da qual "ninguém" nunca havia visto antes. Parabéns ao 3ºB :)

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o trabalho de vocês, mostrar em questão a parte que ninguém se interessa em olhar, as coisas boas que também existem lá. Tudo tem dois lados, duas faces, basta querer ver (:

    ResponderExcluir
  32. Daniel Oliveira da Luz10 de agosto de 2012 às 19:41

    Conhecer da Africa é muito bom, parte de nossa cultura é de lá. A África é muito mais do que pobreza e miséria!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela iniciativa, realmente ficou muito bom... É bom que as pessoas conheçam mais sobre essa miscigenação que compões o nos país.

    ResponderExcluir
  34. Ficou muito bom o trabalho de vcs, dá pra ver q a Africa é um país lindo e rico de belezas naturais.Parabéns!

    ResponderExcluir
  35. gostei muito do projeto de vocês!infelizmente nem todos tem essa ideia e essa iniciativa de criar isso pra quem não conhece como o povo da África vive. e realmente a África tem suas belezas, mais tem também seu lado ruim q é a miséria e a pobreza. mais em fim gostei muito do que vocês fizeram! parabéns...

    ResponderExcluir
  36. Interessante o Trabalho! Bacana de ver essa iniciativa, África uma pais com tantas riquezas naturais, com uma biodiversidade imensa, e muitas vezes é deixado de lado, por ser uma país com baixa infra estrutura.

    ResponderExcluir
  37. Incrível. Achei o máximo.
    Os jovens deviam seguir o seu exemplo e investirem as horas a frente do computador em algo que seja realmente produtivo.
    Iniciativas como a sua podem mudar muita coisa.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Obrigado por me fazer conhecer a África sem precisar sair de casa.
    Seu trabalho está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  39. Ficamos muito agradecidos pela visitas de vocês,e o mais importante, o reconhecimento do nosso trabalho. Mais uma vez agradeço a presença de vocês nesse espaço de informação.E para que muitas pessoas possam ter acesso a cultura, peço que divulguem esse trabalho!

    ResponderExcluir
  40. Que trabalho bacana.Parabéns!É bom ressaltar que todo lugar tem seus pontos fortes e pontos fracos,a sua divulgação depende do poder de quem administra ,trazendo um amadurecimento ou estagnação.

    ResponderExcluir

Opinião inteligente tem que ser compartilhada. Comente!