Curta Nossa Pàgina No Facebook

>

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Onde tudo começou ...



É no continente africano – que há aproximadamente 200 milhões de anos encontrava-se unido ao Brasil, formando com os outros continentes do atual hemisfério sul o supercontinente Gonduana que os pesquisadores de todo o mundo buscam a origem da humanidade. As evidências de que o Homo sapiens teve origem em África são muitas. Escavações no deserto de Afar, na Etiópia, nos apresentaram Lucy e a menina Selam, ambos Australopithecus afarensis que viveram há 3,2 milhões e 3,3 milhões de anos, respectivamente. Foram encontrados na África do Sul fósseis humanos denominados Australopithecus sediba, com cerca de 1,95 milhão de anos . Não obstante existam teorias e polêmicas, é certo que todos os fósseis que podem ser os antepassados diretos de nosso gênero Homo estão no continente africano. Corroborando com esses dados, uma pesquisa publicada em 2007, que apresenta o estudo de variações genéticas globais e medidas cranianas de diferentes regiões do mundo, demonstra que o Homo sapiens teve origem única: a África !

È fato que na África existe uma rica história de conhecimento científico, descobertas e invenções que antecedem o surgimento da civilização europeia: a descoberta do tempo, o controle do fogo, o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, a linguagem e a agricultura. Nada no século 20, segundo o autor, contribuiu tanto para o desenvolvimento da humanidade como esse conhecimento da matriz africana – nem a chegada à Lua, a descoberta do DNA ou a energia nuclear, a televisão ou o laser, e nem mesmo o automóvel.

Infelizmente, muita coisa sobre a África não está escrita. Por isso dizem que o africano não construiu nada. Mas é mentira . A humanidade surgiu na África e os africanos tinham um conhecimento antigo em diversas ciências ! 
Phillip Tobias- Paleoantropólogo do Sul da Africa

sábado, 25 de agosto de 2012

Partes desse maravilhoso continente

África do Sul

As belezas Sul africanas estão em todas as partes

       A República da África do Sul é muito conhecida por suas belezas naturais, com desertos, montanhas e planícies. Além desses, sua diversidade cultural e religiosa sobressaem aos olhos do mundo, diante de tantas belezas.
       A língua falada na administração do país é o inglês, somado a mais dez diferentes línguas oficiais, que varia conforme a região.
       Parece que tudo lá é de grande variedade. Praias, safári, mergulho, grande número de aves, turismo ecológico, dentre outros.
       Não podemos falar desse país sem relembrar os mais de trinta anos que sofreu com o apartheid. Em Johannesburg está localizado o museu do Apartheid, onde pode-se conhecer de perto, através de vídeos, fotos e objetos, essa triste história de preconceito racial.

        Apreciar as belezas desse país será uma experiência marcante, que ficará na memória de qualquer um, pois a curiosidade será aguçada através das tantas riquezas que nele existem.

Fonte: http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/


       Esse é só um pequeno pedaço desse continente maravilhoso e incrível que é a África, fiquem atentos que agora vamos ir lançando pequenas postagens de outros países africanos que também irão te surpreender!!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A culinária do Norte da África

   Manjericão, erva-doce, alecrim, louro, açafrão, cravo, canela e pimentas. Os temperos aromáticos e exóticos são uma característica importante da culinária do norte da África. Líbia, Egito, Marrocos, Tunísia e Argélia, que compõem a região africana banhada pelo mar Mediterrâneo, dividem o gosto pelas especiarias e outros sabores, como os pratos à base de trigo e de carne de cordeiro


  Na opinião do chef Rodrigo Cavichiolo, do restaurante DUO Cuisine, de Curitiba, o olfato é o sentido mais aguçado pela cozinha local. "Se fechássemos os olhos, seria como entrar em uma loja de perfumes, só que os aromas seriam das especiarias. É uma culinária muito aromática, de sabores singulares, algo que dá para se dizer espetacular", avalia.
   Rodrigo Cavichiolo lembra que cada país tem características próprias, mas como o trigo sempre foi um alimento presente na região, o grão se tornou outro ingrediente em comum, dando origem a um dos principais pratos típico do norte da África, o famoso cuscuz.
  O cuscuz é uma receita originária dos berberes, tribo mulçumana que ocupava a região do Magreb, no norte da África. Ao invadir outros países (e ficarem conhecidos como mouros), como a Espanha, o prato foi sendo disseminado para várias partes do mundo. No Brasil, o cuscuz chegou pela mão dos portugueses. 
   No norte da África, cuscuz também é o nome de um tipo de farinha feito a partir da sêmola do trigo. Dependendo do país, o prato com o mesmo nome é composto por ingredientes como as carnes de carneiro, frango e peixe, na versão salgada, que também pode ser apenas de vegetais, e frutas secas, na versão doce.  

 Cuscuz de frango 

   Além do trigo, os chefs de cozinha destacam a carne de cordeiro como outra iguaria típica da gastronomia do norte da África. "A receita mais comum leva dois dias para ser elaborada. O cordeiro recheado com cabeças de alho fica de um dia para o outro de molho no vinho com orégano, sal, alecrim e muita pimenta. No dia seguinte, a carne vai ao forno com o mesmo molho em que ficou descansando. Fica crocante, dourado e o sabor é bem picante", afirma Gennaro Cannone. 

Carne de cordeiro

   O chef Rodrigo Cavichiolo ressalta que mesmo os pratos típicos de cada país guardam tradições em comum. "O cordeiro assado em forno de barro no Marrocos é muito interessante, como a Harissa, um molho tunisiano servido na entrada das refeições, as lendárias pombas recheadas de ferik no Egito, o chá de menta na Argélia. Portanto, cada país tem as suas particularidades, mas todos giram em torno dos mesmos sabores", argumenta. 

 Pomba recheada

   Além das tradições árabes e muçulmanas, os países do norte da África também se dividem com a influência recebida do continente europeu, tanto por causa da dominação que o velho continente exerceu sobre a região, quanto pela proximidade geográfica.
   O Mediterrâneo, que banha ao norte o sul da Europa e ao sul o norte da África, é o elemento de ligação das duas regiões. O chef Gennaro Cannone menciona que muitos temperos migraram da África para o velho continente pela mão dos mercadores.
    "A Itália, por exemplo, foi invadida no bom sentido por vendedores árabes que levaram para o país muitos temperos e, com isso, costumes. A pimenta malagueta, que é muito usada na culinária da região, também foi levada pelos árabes. Além da pimenta malagueta, alecrim, orégano e basílico são temperos que saíram do baixo Mediterrâneo", comenta.
   O chef Rodrigo Cavichiolo ressalta que a presença colonizadora europeia também determinou alguns fatores da cozinha dos países do norte da África, como na Líbia, por exemplo, onde as massas são muito presentes devido à colonização italiana. "No Egito, o consumo de frutos do mar é muito baixo. Porém, Marrocos fica a apenas 13 km da Espanha e acabou tendo muito do ocidente presente em sua cultura, assim como a Tunísia, que recebeu influências por ter sido um protetorado francês", menciona.
   As raízes da culinária desses países, no entanto, são milenares e  remontam não apenas ao tempo dos faraós, mas também ao império Persa, ao domínio romano e ao império otomano, de acordo com o Rodrigo Cavichiolo.
   O chef Gennaro Cannone cita que como tradição dos árabes a região herdou o hábito de consumir pão e o fermento, ingrediente que carrega os costumes de milênios atrás. "Sem ele ficaria impossível preparar pão, focaccia, pizza branca e muito mais, alimentos que hoje são tradicionais nos países da região", completa.

- Fonte: http://bbel.uol.com.br/culinaria/post/a-cozinha-do-norte-da-africa/page1.aspx

 





terça-feira, 14 de agosto de 2012

"Flor do Deserto"


Waris Dirie

 ..........................................................................................................................................................
      Essa modelo é um dos grandes exemplos de luta africana, e a história dela você confere abaixo:
      "Nascida em 1965, aos três anos de idade sofreu mutilação genital feminina. Waris Dirie fugiu da aldeia em que vivia com a família aos doze anos de idade, um dia após saber que seria obrigada por seu pai a se casar com um homem de 60 anos, do qual seria a quarta esposa. Na época, atravessou sozinha um dos desertos somalis inteiro, sofrendo com fome e sede e ficando com vários ferimentos nos pés, dos quais até hoje têm cicatrizes. Conseguiu chegar até a capital de seu país, Mogadíscio, onde encontrou a sua avó que após algum tempo conseguiu que sua neta fosse levada a Londres para trabalhar como faxineira na Embaixada da Somália.
      Passou a adolescência apenas trabalhando na Embaixada, sem sair da casa onde esta se localizava, por isso mal aprendera a falar o idioma inglês. Após o término de uma Guerra na Somália todos da Embaixada foram convocados a retornar ao país. Waris Dirie foge pelas ruas de Londres e com ajuda de uma mulher, que tornou-se sua amiga, conseguiu emprego como faxineira em uma lanchonete. Lá, enquanto trabalhava, foi observada por Terence Donovan, um grande fotógrafo, que a lançou no mundo como modelo. Waris Dirie converteu-se numa defensora da luta pela erradicação da prática da Mutilação Genital Feminina e atualmente é embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre suas vivências e foi tema de um filme "Flor do Deserto", lançado em 2010 no Brasil. Existe uma fundação com seu nome, da qual é fundadora.
      Ela mora com a família em uma casa alugada na Etiópia e tenta convencer a cunhada a não circuncidar as filhas. Está confrontando a mutilação na própria família. O irmão tem seis meninas, todas menores de idade e que vivem no deserto. Sua cunhada quer mutilá-las. Por causa disso está tentando levar as meninas para um lugar seguro. Isso tira meu sono de Waris Dirie todas as noites."

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Waris_Dirie

 Capa do filme "Flor do deserto"

     Waris é um bom exemplo de africana decidida e com força de vontade para mudar a sua vida e fez o bastante para ser reconhecida e mudar a vida de tantos outras mais, que hoje lutam para ter sucesso em sua vida!!
     É mais uma prova vida da grande beleza da África! 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Para refletir: Provérbios africanos

   Com suas dezenas de países, contrastes sociais, diversas vegetações e climas, certamente o continente africano tem ensinamentos sábios. Os provérbios são pouco divulgados mas, especialmente para os nossos leitores, selecionamos algumas citações. Aproveitem o momento de reflexão! 


"A luz com que vês os outros, é a luz com que os outros te vêem a ti."

"A mocidade é como a água da ribeira; entregue a si própria, destroi as pontes."

"As tatuagens nas costas são conhecidas daqueles que as executam (não de quem as traz.)"

"Mata primeiro o elefante e depois arranca-lhe os pelos da cauda."

"Na água turva é que se apanha o bargue."

"O eco da primeira palavra fica sempre no coração."

"O macaco mesmo coberto com a pele dum carneiro, é sempre um macaco."

"Pouco a pouco a lagarta consegue devorar a folha da árvore."

"Padre sem sacristão, toca o sino com os pés."

"Quando dois elefantes brigam, quem sofre é a grama."

"Se passa o que é bom, também passa o que é mau."

"Trate bem a Terra. Ela não foi doada a você por seus pais. Ela foi emprestada a você por seus filhos."

"Aquele que aprende, ensina."

"Quando não existe inimigo no interior, o inimigo no exterior não pode te machucar."

"Aquele que não sabe dançar irá dizer: A batida dos tambores estão ruins."

"Lágrimas são melhor enxutas com nossas próprias mãos."

"O amanhã pertence a aqueles que se preparam hoje."

"Se sua boca virar faca, cortará seus lábios."

"As Cinzas voaram ao rosto de quem as jogou."

"Quando souber quem são os amigos dele, saberá quem é ele."

"O que é bom se vende por si só, o que é ruim faz propaganda de si."

"Um leão não se vira quando um cachorrinho late."

"Se quer saber o final, preste atenção no começo."

"O mundo não lhe fez promessas."

"Indepente se foi a faca que caiu no melão ou se foi o melão que caiu sobre a faca, o melão irá sofrer."

"Ser feliz é melhor do que ser rei."

Fonte: http://pt.wikiquote.org/wiki/Provérbios_africanos

domingo, 12 de agosto de 2012

Parabéns África

Feliz dia dos pais para o continente africano...


     Como o próprio professor de história diz: "todos nós temos um pé na África". E isso realmente é verdade, pois todos nós brasileiros, sejamos nós: negros ou brancos, do norte ou do sul, independente de nosso tipo físico ou condição financeira; Todos temos alguma descendência africana dentro de nós.
     E por esse motivo, estamos a agradecer e dar os parabéns a este continente, que de uma forma ou de outra é um pouco do nosso berço povo brasileiro, por isso feliz dia dos pais continente africano!
     E deixando desde já, um feliz dia dos pais a todos os pais do Brasil, da África e de todo o mundo!!

sábado, 11 de agosto de 2012

Maratona de Londres







Como hoje é o ultimo dia das Olimpiadas de Londres aconteçerá a tão esperada maratona pelas ruas de Londres , tendo 42 km e os atletas dos países africanos vem forte para buscar a medalha de ouro tão desejada.
O Queniano Wilson Kipsang é o favorito para a prova,mas outros atletas da Etiópia e da África do Sul vem forte para a busca do ouro.
Lembrando que os maratonistas Africanso são considerados os melhores do mundo e sempre são favoritos no que disputam.

5 pontos turísticos da África que você precisa conhecer...

  Já deixamos bem claro aqui no blog que lugar bonito na África não falta. Escolher apenas cinco foi muito difícil, por isso, confira abaixo alguns dos pontos turísticos mais fascinantes do continente africano.

5 -  Cabo da Boa Esperança


  Localiza-se a sul da Cidade do Cabo e a oeste da baía Falsa, na província do Cabo Ocidental, na África do Sul. O Cabo da Boa Esperança é o ponto onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram. Era o ponto estratégico das rotas comerciais européias para o Oriente. O navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488. Demonstrou que era possível se chegar ao oriente por mar. Batizou o local de Cabo das Tormentas. Posteriormente, o rei D. João II chamou-o de Cabo da Boa Esperança, pois finalmente o caminho para a Índia pelos oceanos havia sido encontrado. Cabo é um acidente geográfico, entendido como uma porção do continente que avança pelo mar. Geologicamente, a península do Cabo faz parte do complexo da Table Mountain.


4 - Torre Hassan


   A Torre Hassan é o minarete de grandes dimensões construído no século XII da Mesquita Hassan. Situa-se em Rabat, a capital de Marrocos, e apesar de inacabado, é um dos ícones de Rabat. A torre é uma das obras emblemáticas da arquitetura almóada. A sua escala monumental não tem paralelo no Magrebe da sua época e é considerada um dos melhores exemplares da arquitetura islâmica ocidental.

3 -  Sun City


  Sun City é uma estância de férias Sul-Africana. Pessoas famosas  como Frank Sinatra, Queen, Ray Charles, Elton John já se apresentaram ali. Sun City oferece hotéis de luxo, campos de golfe, piscinas, cassinos e belas florestas ao redor do resort.

2 -  Parque Nacional de Serengeti


  O Serengueti é um parque nacional de grandes dimensões (cerca de 40000km²) na ecorregião de Serengeti, no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia, na África Oriental, famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho. No Parque vivem mais de 35 espécies de grandes mamíferos como leões, hipopótamos, elefantes, leopardos, rinocerontes, girafas, antílopes e búfalos. O parque também possui hienas, chitas, macacos, além de mais de 500 espécies de pássaros. Serengeti, na linguagem da tribo dos masai, significa "imensas planícies". Essa tribo vive nas dependências do parque e adjacências e parte do Quênia.

1 - Cataratas Victoria 


   Lugar perfeito para pessoas que gostam cachoeiras. As Cataratas Victoria estão localizados entre a Zâmbia eo Zimbabwe, no rio Zambeze. Eles estão entre as maiores cachoeiras do mundo. Além das quedas e pontes, esta área oferece o que é chamado de Piscina do Diabo, que é uma piscina natural que durante as estações mais seguras permite que as pessoas nadem muito perto da borda da cachoeira.


Fontes:
- Wikipédia, a enciclopédia livre
- O Blog do Tony <http://blogdotony.com.br/os-10-lugares-mais-bonitos-da-africa/>
- Sua Pesquisa <http://www.suapesquisa.com/turismo/pontos_turisticos_africa.htm>

 
 


Abra seus olhos para a África

Uma das 7 maravilhas do mundo se situa no continente africano...


     Muitas pessoas conhecem o Egito, suas histórias, lendas e etc. E conhecem a grandeza dessa civilização, que usou sua habilidade para desenvolver grandes inovações, e grandes belezas também.
     Dentre essas grandezas estão as pirâmides, que resistiram ao tempo e ainda hoje são consideradas uma  das 7 Maravilhas do Mundo.
   
Principal função e curiosidades: 
     " A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das construções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.
     As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.
     A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides. Conhecedores desta ciência, os arquitetos planejavam as construções de forma a obter o máximo de perfeição possível. As pedras eram cortadas e encaixadas de forma perfeita. Seus quatro lados eram desenhados e construídos de forma simétrica, fatores que explicam a preservação delas até os dias atuais. "
Fonte:
http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/
   
     Esse é  um dos motivos que é uma prova de incalculável o valor que o continente africano possui. As várias histórias,  belezas e também diversidade cultural o torna muito rico. 
     Por isso, abra seus olhos para a África, pois ela possui várias maravilhas que você talvez até tenha conhecimento, mas por não abrir os olhos não nota que elas fazem parte do maravilhoso e rico continente africano.

Aí galerinha uma apresentação bacana pra GERAL!!
:]

Algumas Belezas da África





 Blue Nile Falls, Ethiopia

 Colorful Mosses, Cedarberg Wilderness Area, Northern Cape, South Africa


 Kasbah Ruins, Ait Benhaddou, Morocco

"Stop the Pity, Unlock the Potential"


   Parece que eles se cansaram dos rótulos que carregam! Achei um vídeo no Youtube em que quatro rapazes africanos se apresentam de um jeito criativo. Fiquei curiosa, então, quando fui pesquisar do que se tratava, descobri que o vídeo pertence a uma campanha educacional da organização Mama Hope, cujo tema é "Stop the Pity, Unlock the Potential" (Deixe de Piedade, Libere o Potencial). 


  A organização anuncia que seu objetivo é "construir o futuro, não um estereótipo" através da educação e, com isso, fazer com que os africanos deixem de ser vistos como vítimas miseráveis ou guerrilheiros sanguinários. Assistam ao vídeo (sim, está em inglês, mas não se preocupem, vou dar uma ajudinha): 


  Viram? No início, todos dizem a mesma frase: "Eu sou um homem africano". Em seguida, um deles nos indaga: "Mas... Você sabe quem somos nós?". Antes de conseguirmos pensar em uma boa resposta, eles se adiantam: "Se você nos vê somente em filmes de Hollywood, é isso o que provavelmente pensa sobre nós". Após essa fala, uma série de cenas violentas tomam conta do vídeo. As imagens mostradas são clichês praticamente obrigatórios em filmes famosos de ação.
  Depois de quase 1 minuto de imagens violentas, um dos rapazes pergunta: "Mas você não acha que realmente somos assim, não é?". "Nós somos caras simpáticos e amigáveis", diz o outro. "Nós estamos até no Facebook" (essa foi provavelmente uma indireta para aqueles que pensam que não há tecnologia na África). 

 "Nós somos mais do que um estereótipo. Vamos mudar essa percepção" - Dizem ao final.



 Gabriel, Bernard e Derrick cursam Medicina e Brian cursa Gestão de Recursos Humanos



Saiba mais sobre a campanha no site: http://www.mamahope.org/unlock-potential/ 

  


Saara




   O deserto do Saara é o maior deserto  quente do mundo (haja vista que a Antártica  é a maior área deserta do planeta). Sua superfície é de 9.065.000 km². Está localizado no norte do continente africano, separando-o em duas regiões: a África mediterrânea, situada ao norte e a África subsaariana, localizada ao sul. Ao este faz fronteira com o Mar Vermelho, ao oeste com o Oceano Atlântico e ao norte com as montanhas Atlas e o mar mediterrâneo. O deserto tem mais de 2,5 milhões de anos.
  Este deserto se estende pelo território dos seguintes países: Túnis, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Líbia, Chade, Egito e Sudão. O deserto do Saara se expande e contrai em ciclos regulares, de tal maneira que suas fronteiras com tais países são pouco constantes.

Curiosidades: 
- A deserto da Saara possui pouco mais de 9 milhões de quilômetros quadrados.
- A palavra Saara deriva da palavra tenere que na língua tuaregue significa deserto.
- O principal rio que atravessa o deserto do Saara é o rio Nilo. 

Sabia que...

Já nevou no deserto do Saara?

   Já, sim! O fenômeno só rolou uma única vez, mas foi uma nevasca bem no coração do deserto. Tudo ocorreu em 18 de fevereiro de 1979, no sul da Argélia. Existem poucos relatos científicos sobre o fato, mas é provável que a nevasca tenha acontecido durante a noite, quando a temperatura no deserto pode cair abaixo de 0 ºC. A tempestade de neve durou apenas meia hora e não deixou vestígios, pois a neve derreteu em poucas horas. Os cientistas arriscam que a principal explicação para a nevasca no Saara é a baixíssima umidade do local. Isso ocorre porque as montanhas do Atlas, ao norte do Saara, "emparedam" o deserto, impedindo a entrada de ar úmido. Passam apenas algumas massas de ar seco, que em condições raras podem fazer chover - ou, em condições ainda mais raras, fazer nevar.


Referências

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/ja-nevou-no-deserto-do-saara
http://www.suapesquisa.com/geografia/deserto_saara.htm

O legado fundamental dos povos africanos para a cultura brasileira

  "Não zangue nem me xingue por estar cochilando ou cochichando". Você sabia que todos os verbos dessa frase são de origem africana? Centenas de outras palavras que usamos no cotidiano também vieram da África: marimbondo, tanga, sunga, canga, tamanco, quiabo, quitute, jiló, chuchu... Além do modo de falar, recebemos influência também na comida, na música, na dança, na maneira de trabalhar... Por isso que conhecer - e respeitar – a África é tão importante, ressalta Alberto da Costa e Silva, ex-diplomata, membro da Academia Brasileira de Letras e autor do livro "A enxada e a lança", considerado um dos mais completos estudos sobre o continente africano.
Alberto da Costa e Silva

  "O processo de migração forçada de africanos foi um dos mais longos de nossa história, durou mais de 300 anos. Eles moldaram nossa maneira de viver, assim como os ameríndios. A maioria dos portugueses chegava sem mulheres. E os africanos também. Logo, parte da população brasileira foi gerada no ventre da mulher indígena", ressalta o especialista.


  A bagagem cultural africana marcou profundamente nossa história, além do óbvio, conta Costa e Silva. "Devemos aos africanos a forma de construir a casa rústica; importantes técnicas agrícolas e pecuárias; as forjas de ferro; a maneira de peneirar o ouro nos garimpos; o modo de nos comportarmos, de gostar da rua. A influência é rural e urbana. Recebemos milhares de africanos de regiões diferentes, em períodos distintos, e cada povo deixou um legado. O povo da Alta Guiné tinha a cultura do arroz, e quando foi trazido para o Maranhão, deixou lá essa marca. O forte na Costa do Benin era o inhame, o dendê e a malagueta, e como eles vieram para a Bahia, o dendê se tornou uma marca da região. Cabe destacar também que a influência foi recíproca, pois o povo africano herdou de nós a mandioca, a batata-doce, o caju e o abacaxi. Na música temos o samba, o maracatu, o frevo... ", revela.

Fonte: Geledés Instituto da Mulher Negra <http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questao-racial/afrobrasileiros-e-suas-lutas/14542-o-legado-fundamental-dos-povos-africanos-para-a-cultura-brasileira> 



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um verdadeiro "Herói" Africano

"Não há caminho fácil para a Liberdade." 

   
  Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. E atuou como o principal representante anti-apartheid.

        Luta contra o apartheid

  O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.

  Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

  Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.

     Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.

   Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.

   Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. Depois disso se afastou da politica e atua em organizações que defendem os direitos humanos.
   
       Uma frase bem marcante de Nelson Mandela: 
   
     "Não há caminho fácil para a Liberdade." 


       Por esse motivo, Mandela pode ser considerado como um grande "Herói" africano.

         Fontes:

A riqueza mineral da África

  O continente africano é muito conhecido pelos problemas socioeconômicos, conflitos étnicos, subnutrição, doenças, entre outros aspectos negativos. A África, porém, não pode mais ser vista como um continente absolutamente miserável. Ao lado de muitos países atrasados economicamente, alguns se destacam: Angola, Nigéria, Guiné Equatorial, Chade, Camarões, República Democrática do Congo e Congo. Exportadores de petróleo e minérios, eles fizeram com que, desde os anos 2000, o Produto Interno Bruto (PIB) africano registrasse um crescimento anual médio de 5%. A importância do continente é estratégica.
 
 Extração de minérios na África do Sul

  A mudança de patamar das nações que sobressaem se deve, sobretudo, às recentes relações comerciais estabelecidas com os países mais ricos. Até os anos 1960, muitas nações africanas ainda eram colônias e tinham uma economia baseada em transações comerciais internacionais, na maioria das vezes desfavoráveis. Com os movimentos de independência, elas se tornaram protagonistas de seus próprios processos políticos e econômicos e passaram a negociar suas riquezas em condições mais vantajosas. Assim, foi possível, por exemplo, desenvolver tecnologias para a extração de minérios e petróleo por meio de parcerias com investimentos externos ou de empréstimos tomados de organismos internacionais.
  A África possui grandes reservas minerais graças a sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana. Sendo assim, essa região é formada por terrenos antigos, apresentando as condições necessárias para a formação de minérios.
   Esse continente abriga cerca de 8% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, com destaque para o Congo, Egito e principalmente Angola, Argélia, Líbia e Nigéria, que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
  O subsolo africano possui também outro mineral importante: o urânio. O continente detém aproximadamente 25% das reservas mundiais. 
  Entre as principais nações africanas que abrigam reservas minerais estão: Marrocos (fosfato), Zâmbia (cobre), Zimbábue (ouro), Guiné (bauxita), Namíbia (urânio), Uganda (cobre e cobalto), Sudão (ouro, prata, zinco, ferro, etc.), Botsuana, Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, e Gana (diamante).

Fontes: 
-Brasil Escola < http://www.brasilescola.com/geografia/riqueza-mineral-Africa.htm>
-Nova Escola<http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/petroleo-minerio-sao-destaques-economia-africana-606263.shtml>

10 ideias errôneas que o mundo ocidental tem sobre a África

  Não é novidade que a África tem a sua imagem denegrida com os estereótipos a ela atribuídos, mas algumas pessoas passam dos limites no que diz respeito a ignorância. Confira a lista que Christine Vrey, uma jornalista da Namíbia, fez ao se revoltar com  a generalização que seu continente andava sofrendo. Prepare-se para ler 10 ideias equivocadas e absurdas sobre a África. 

10 – A África é um país

  Acredite se quiser, ainda existem pessoas que pensam que a África é um país só (devem ser as mesmas que acham que a capital do Brasil é Buenos Aires). Como já foi postado aqui, a África é um CONTINENTE que abriga 54 países independentes.

9 – A África inteira é um deserto

   Monte Kilimanjaro

  Dependendo das referências (alguns filmes, por exemplo), um leigo pode imaginar que a África inteira seja um deserto escassamente povoado por beduínos e camelos. Mas apenas as porções norte e sudoeste do continente (desertos do Saara e da Namíbia, respectivamente) são assim; a África apresenta um rico ecossistema com florestas, savanas e até montanhas onde há neve no cume.

8 – Todos os africanos vivem em cabanas

 
    Cidade do Cabo (África do Sul)

   A fama de continente atrasado permite, segundo Vrey, que muitas pessoas achem que a população inteira habite cabanas com paredes de terra e teto de palha. A África, no entanto, tem moderníssimos centros urbanos nos quais vive, na realidade, a maior parte da população. As pessoas que habitam tais cabanas geralmente vêm de grupos tribais que conservam suas vilas no mesmo estado há muitas décadas.

 7 – Os africanos têm comidas estranhas

Uma cidade africana, de acordo com a jornalista, se assemelha a qualquer outra localidade ocidental no quesito alimentação: pode-se encontrar qualquer lanchonete de fast food, por exemplo. Christine explica que os hábitos alimentares dos africanos não diferem muito do nosso, exceto pelo que se come em algumas refeições, como o “braai” (o equivalente ao nosso churrasco).

6 – Há animais selvagens por toda parte

   Em uma cidade africana, você verá o mesmo número de leões ou zebras que encontraria nas ruas de qualquer metrópole mundial: zero. Não há absolutamente nenhuma condição favorável para eles nos centros urbanos, é óbvio que vivem apenas em seus habitat naturais. Se você quiser ir à África com o intuito de observar animais selvagens, terá que fazer uma viagem específica para esse fim.

 5 – A África é uma excluída digital

   A jornalista Christine conta que ainda conversa com pessoas, pela internet, que ficam surpresas pelo simples fato de que ela, uma africana, tem acesso a computadores e internet! Um dos interlocutores da jornalista chegou a perguntar se ela usava um computador movido a vapor. Ela explica que a tecnologia não perde muito tempo em fazer seus produtos mais modernos chegarem até a África, e que eles estão cada vez menos atrasados em relação ao resto do mundo.

 4 – Existe o “idioma africano”

   Existem pessoas que imaginam todos os habitantes do continente falando a mesma língua. Christine explica que apenas na Namíbia, de onde ela veio, há mais de 20 idiomas usuais, incluindo mais de um “importado” e alguns nativos. Nenhum país do continente tem menos de cinco dialetos correntes.

 3 – A África tem poucos hotéis

Hotel na África do Sul 

 Não é uma missão impossível encontrar hospedaria em uma visita ao continente africano. As maiores cidades do continente dispõem de dezenas de hotéis disponíveis para turistas. Só nas oito maiores cidades da África do Sul, segundo Vrey, existem 372 hoteis.

2 – Os africanos não sabem o que é um banheiro

 Há quem pense, de acordo com a jornalista, que todos os africanos sejam obrigados a fazer suas necessidades atrás do arbusto ou em latrinas a céu aberto. Isso vale, segundo ela, apenas para as áreas desérticas e vilarejos afastados. No geral, uma casa na África dispõe de um vaso sanitário muito semelhante ao seu.

 1 – Todos os africanos são negros


  Da mesma forma que houve miscigenação de raças na América, devido às intensas migrações de europeus, a África também recebeu essas misturas. Na Namíbia, por exemplo, há famílias africanas brancas descendentes de franceses, holandeses e portugueses. Mas não há apenas isso: o continente também abriga grandes comunidades de indianos, chineses e malaios, de modo que não se pode falar em “raça africana”.
  Christine Vrey também explica que não existe uma “raça negra”. Muitas pessoas, de acordo com a jornalista, acham que todos os negros são da mesma raça ou grupo étnico. Ela conta que já ouviu pessoas descreverem a própria descendência como sendo, por exemplo, ¼ britânicos, ¼ hispânicos, ¼ russos e ¼ “negros”.
  Isso é um engano: há várias características físicas dissonantes entre os povos de pele escura. As diferenças começam pela própria tonalidade: alguns povos têm a pele mais “avermelhada” ou mais marrom do que outros, e alguns são menos escuros, sem levar em conta a miscigenação. Não é possível falar, portanto, em “negros” simplesmente. 

Fonte: Hype Science <http://hypescience.com/10-ideias-erroneas-que-temos-sobre-a-africa/>








quinta-feira, 9 de agosto de 2012

África, prazer em conhecê-la!


    A África é um continente que abriga 54 países independentes e sua população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados. Possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo. Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política.

 O pássaro Halcyon leucocephala habita o Arquipélago 
de Cabo Verde e a costa noroeste da África. Trata-se de
uma das várias espécies de animais protegidas em Cabo 
Verde



  O litoral do continente não apresenta penínsulas. Em relação à sua posição geográfica, o continente está situado quase que totalmente no Oriente. O território se encontra nos dois hemisférios, portanto é cortado pela linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.
  A Líbia, Maurícia e Seicheles têm uma boa qualidade de vida. Ainda há outros países africanos com qualidade de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, como a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
   A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.

Relevo e hidrografia

  O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composta por planaltos e esses são bastante planos, em razão do constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos.
   As áreas de relevo mais elevadas, ou conjunto de montanhas, encontram-se nas partes periféricas do território, dessas se destacam a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo, Maciço da África Centro-Oriental, Maciço da África Centro-Ocidental.
  No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, os lagos mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana e Alberto. Todos os lagos citados têm sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental.

      Lago Niassa

 Clima e vegetação 

  Em virtude da localização geográfica do continente, existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semiárido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima intertropical, dessa forma, as temperaturas na região são quase sempre elevadas (superiores a 20ºC). Essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa e as montanhas impedem a entrada de massas de ar no centro do continente.
  As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões. Nas áreas intertropicais onde concentram-se as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuva como nos desertos, por exemplo.
  A partir do contexto climático, podemos constatar os seguintes tipos de clima no continente africano:
  • Clima equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano.
  • Clima Tropical: essa característica climática predomina ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é a savana.
  • Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara, ao norte, e Namíbia e Calaari, a sudoeste.
  • Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte, o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e sul, nessas áreas as temperaturas variam entre 15ºC e 20ºC. No extremo norte, até mesmo os aspectos da vegetação são diferentes do restante do continente, assim, há formação de plantas com características mediterrâneas.
Não percam o próximo post!

Fontes:
- Wikipédia, a enciclopédia livre: África. <http://pt.wikipedia.org/wiki/África>
- Brasil Escola: África. <http://www.brasilescola.com/geografia/africa-continente.htm>